Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de julho de 2011

HISTÓRIA DO PROGRESSO PESSOAL


Gostaria de dirigir algumas palavras a vocês sobre a história do Progresso Pessoal, para que entendam a importância desse programa e dos valores das moças.
Quando a Sister Ardeth G. Kapp assumiu o cargo de Presidente Geral das Moças, não sabia o que o Senhor queria que ela fizesse. Passou meses ajoelhada pedindo por uma direção. Muitas e muitas horas de agonia, implorando por orientação. Nesse período ainda não tinha conselheiras e os cargos correlacionados completos. Assim que a organização se completou, as irmãs foram convidadas a reunirem-se todos os dias, e haviam mulheres de todos os tipos, cantoras, casadas, solteiras, jovens, idosas donas de casa e mulheres trabalhadoras. Elas traziam suas escrituras e ficavam conversando sobre o plano por horas. Certo dia após 9 horas de oração, discussão e leitura de escrituras, no quadro de avisos estava escrito: FÉ, NATUREZA DIVINA, VALOR INDIVIDUAL, CONHECIMENTO, ESCOLHAS E RESPONSABILIDADES, BOAS OBRAS e INTEGRIDADE. Elas sentaram, entreolharam-se fixamente, choraram e testemunharam cada uma, individualmente e coletivamente: "Isto é o que minhas moças precisam para vir a mim. Isso irá ajudá-las a viver os meus ensinamentos e a manter seus convênios" Estas 7 "coisas" ainda não tinham nome e acabaram sendo chamadas de VALORES e assim permanecem até hoje. Havia uma discussão para que obediência e honestidade estivessem incluidos na lista. 7 membros passaram os próximos 6 meses pesquisando os valores. Elas procuraram em cada escritura, conversando e definindo cada tema. Após 9 meses, peça por peça, o Progresso Pessoal estava desenvolvido. A irmã Kapp foi convidada a conhecer todas as autoridades gerais. Esta foi a primeira vez que uma mulher foi convidada. Irmã Kapp apresentou os valores à Primeira Presidência, dizendo que os primeiros 3 valores tinham a ver com suas identidades. Os outros 4, com sua direção. O primeiro valor é também o primeiro princípio do evangelho: FÉ. Você não pode fazer nada na vida sem ter fé no Salvador e em Seu plano. Tudo que fazemos é pela fé que temos no Salvador. Quando entender isso, você compreenderá melhor a sua NATUREZA DIVINA, você é uma filha de Deus. Então você compreenderá e dará valor a seu VALOR INDIVIDUAL, e quando você tiver sua identidade, estará preparada para sua direção. Você estará preparada para cultivar CONHECIMENTO. Quanto mais você sabe, mais RESPONSABILIDADE terá em suas ESCOLHAS. Então você estará preparada para para educar, edificar o reino e abençoar a vida dos outros através de BOAS OBRAS. Finalmente, quando você vive o que sabe, você tem INTEGRIDADE.
Com isto, surgiu o progresso pessoal. E hoje ele é utilizado realmente para que as jovens busquem sua identidade divina e sua direção na vida, rumo a exaltação ao lado do Pai Celestial e de Jesus Cristo. Em 1985 O programa de Valores é iniciado.
Fé,
Natureza Divina,
Valor Individual,
Conhecimento,
Escolhas e Responsabilidades,
Boas Obras e
Integridade.

Cada valor relacionado à uma cor: Fé - Branco, Natureza Divina - Azul, Valor Individual - Vermelho, Conhecimento - Verde, Escolhas e Responsabilidades - Laranja, Boas Obras - Amarelo, Integridade - Púrpura.

A Presidente Ardeth Kapp, que serviu de 1984 à 1992, disse que as cores usadas para representar cada valor das Moças não têm significado religioso, mas são como um lembrete dos valores.
• Branco é um símbolo da pureza e fé.
• Natureza Divina parece sugerir a criação, o grande céu azul, e tudo o que é divino.
• Valor Individual lembra confiança. Vermelho traz essa sensação.
• Conhecimento é simbólico de verde e crescente.
• Escolha e Responsabilidades, dois valores em conjunto, é representado por colocar duas cores juntas, vermelho e amarelo fazer laranja.
• Boas Obras traz sol, felicidade e luz. Amarelo se encaixa.
• Integridade é roxo, real e justa.
No final de 2008 a nossa atual presidente geral das Moças, Elaine Dalton, anunciou um novo Valor: Virtude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário